sábado, 11 de outubro de 2008

Atitude é mais que fundamental

Muito tem se discutido sobre as questões ligadas ao meio ambiente, mas pouco tem feito o cidadão comum, que precisa urgentemente rever seus conceitos. Essa mudança passa necessariamente pelo consumo consciente. Antes de comprar, é preciso pensar sobre o descarte.

Claro que é quase impossível vivermos sem as sacolas plásticas, pois elas também são usadas para coletar lixo. Porém, pequenas atitudes e mudanças de nossos hábitos já fazem uma grande diferença.

Pensando em reduzir o impacto ambiental das sacolas de plástico no meio ambiente, alguns supermercados da Grande Porto Alegre colocaram a disposição de seus clientes as eco bags: que são as sacolas e bolsas retornáveis, feitas de algodão e de juta. Práticas e duráveis, as sacolas retornáveis vão e voltam do supermercado, padaria, faculdade, praia, e onde mais quiser, substituindo as sacolinhas de plástico.

Preocupada com o meio ambiente, resolvi aderir à campanha do uso das sacolas retornáveis. A que encontrei e comprei no super, pertinho aqui de casa, é feita em algodão cru, mede 50cm de largura e 50cm de altura, resiste a 35kg, e tem impresso nos dois lados, na cor verde: "Eu faço a diferença. Uso Sacola Retornável", além de duas mãozinhas segurando folhas.

É claro que existem muitas outras atitudes a serem tomadas, mas não podemos tratar de todas ao mesmo tempo. Pois, tentar mudar muitos hábitos de uma só vez, corremos o risco de não mudar nada. Já escrevi no início deste texto, são pequenas atitudes que fazem uma diferença enorme. Como por exemplo, usar a eco bag. Essa é a minha contribuição para o meio ambiente, além de outras mais incorporadas a minha rotina.

Um comentário:

Éderson Lumertz Izé disse...
Este comentário foi removido pelo autor.