terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Barbie: 50 anos

Em uma das minhas visitas rotineiras ao G1, encontrei a seguinte chamada: “Os 50 anos da Barbie”. A reportagem que conta as transformações da boneca mais famosa do mundo ao longo das últimas cinco décadas, pode ser conferida no site da revista Época. Após ler a matéria, fiquei pensando como um brinquedo pode refletir tanto o comportamento e os desejos das meninas de todos os cantos, durante 50 anos.
Ela é rica, bonita, famosa, inteligente e está sempre na moda. Tem o namorado perfeito e muitos amigos que a adoram. O mundo Barbie é cor-de-rosa, feito de sonhos e fantasia, onde tudo é possível. A boneca é um sucesso absoluto, tanto em vendas (sendo a boneca mais vendida do mundo) quanto em popularidade (ela é a queridinha das meninas de todas as idades – eu, pelo menos, guardo as minhas. Elas estão lá enfeitando a estante do meu quarto, =P ).

Quase cinquentona, mas com corpinho de modelo e cinturinha de vespa, a boneca que acompanhou todas as mudanças das últimas cinco décadas. Desde que foi criada, em 9 de março 1959, passou por inúmeras mudanças na aparência física – ganhou e perdeu cílios de verdade, sorriso e maquiagem, além de ter trocado de rosto inúmeras vezes –, no molejo de seu corpo e no jeito de se vestir – já foi roqueira, hippie, atriz de cinema, salva-vidas, médica, dentista, ginasta, dona de casa e estilista.
Para comemorar os 50 anos da Barbie, a Mattel está preparando diversas ao longo do ano ações de marketing especialmente ligadas ao mundo da moda. Além da Mattel, colecionadores do mundo todo também estão promovendo o aniversário da Barbie, e bem antes de a data chegar.

Algumas das ações já conhecidas são:

- um desfile na New York FAshion Week;


- 50 designers convidados à produzir roupas em tamanho real, inspiradas nas bonecas;
- colaborações de Vera Wang (um vestido de noiva);

- uma linha de roupas por Jeremy Scott;
- o lançamento da House of Barbie em Xangai, que será um lugar onde as meninas poderão comprar roupas de boneca;

- uma linha de cosméticos de cuidados com a pele chamada “Plastic Smooth”- uma linha de maquiagens chamada “All Doll’d Up”Sendo essas duas linhas de produtos de beleza para mulheres, e não para crianças;

- o lançamento do livro Barbie, organizado por Yona Zeldis McDonough,escritora especializada em adaptar biografia de personagens históricos para o público infantil e que já fez vários outros livros sobre a boneca. O atrativo do livro é que se pode tirar as folhas e emoldura-las, já que as páginas são destacáveis.
No Brasil
O parabéns em verde e amarelo, segundo a revista Época, vai acontecer numa exposição no shopping Cidade Jardim, em São Paulo, organizada pelo colecionador Carlos Keffer. Além disso, a Casa da Barbie, um caminhão todo decorado em cor-de-rosa que está passando por várias cidades desde o ano passado e vai rodar o país até o fim do ano, conta com a presença de uma modelo vestida de Barbie.
A festança acontece num momento em que a Mattel briga com a queda nas vendas.

4 comentários:

Edinho Lumertz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edinho Lumertz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elisandra Borba disse...

só pra constar: A Sarah tem uns três anos negativo, ok?!
É ainda um projeto pro futuro. Ela não está a caminho ainda! Sem sustos meninas!

Anônimo disse...

eu amo a barbie eu tenho 9 anos e estou antenada nas modas minha mae é dona da marca de roupa valentina e eu tenho a barbie cinquenta anos e ela é linda, bjs pra quem gosta de barbie e quem nao gosta tem um mal gosto!