
Ouvindo os esbravejos contra a atualização ortográfica que entrou em vigor no primeiro dia desse ano, peço a palavra para uma breve reflexão.
Colegas e amigos que costumam visitar este blog: alguma vez em sua vida você bateu o pé dizendo que iria escrever Pharmacia ou Bôca, porque foi assim que seus avós aprenderam a escrever e você tem de manter a tradição familiar?
Fizestes alguma prova de sciencias? O facto é que ella é um óptimo exemplo de que a língua já mudou várias vezes e você está aqui hoje achando que o mundo vai acabar por causa disso.
Claro que no início vai ser estranho, mas ninguém vai morrer se tiver que aprender algumas regrinhas novas. Aliás, estou achando mais fácil aprender a regra do hífen agora do que antes. Parece ter mais nexo. E os tremas... Desde que eu estava na quarta série do ensino básico, deixe-me calcular... 1993 - se fala em derruba-los e desde então nem os uso mais, só quando o word cisma em colocá-las por mim. (obrigada aos olhares atentos dos leitores).
Ouvi reclamantes dizerem que não querem a mudança porque sabem escrever certo, enquanto muitos não o sabem... hmmm o problema aqui não é a mudança mas assemelhar-se àqueles que não sabem... Forte hein... Acho que feri alguns egos.