domingo, 13 de setembro de 2009

Levante o braço

A notícia já está requentada, mas como não falamos disso aqui ainda, acredito que esteja valendo...
Há alguns dias assisti uns segundos de um vídeo de um cara barbudo que parava o trânsito levantando o braço. Não sabia do que se tratava, por isso não dei muita atenção. Depois tive acesso ao vídeo completo e achei que fosse uma grande piada ou ainda uma campanha daquelas que engajam pessoas, mas descobri que a coisa é séria mesmo. Tão séria que teve até cerimônia de lançamento com direito a presença do prefeito.
Eis o vídeo e depois meus apontamentos:


Assim... É minha opinião e estou aberta ai diálogo para quem sabe mudar de ideia.
1º É triste que os motoristas pensem que são tão superiores que não possam respeitar a faixa.
2º Não pode-se transferir responsabilidade. Os motorista devem respeitar a faixa e a fiscalização punir quem não o faz.
3º Quem não respeita nem sinal fechado vai se importar com braço levantado?
4º Imagine as damas de Porto Alegre tentando atravessar a rua. Se já precisamos ouvir 'baixarias' quietas em nosso canto, agora receberemos ofertas de caronas em progressão geométrica.

Eu não pretendo usar o sinal. E vocês, o que pensam sobre o assunto? Vai funcionar? Por que?

4 comentários:

Andressa Xavier disse...

Primeira nova pergunta: o que funciona? As coisas logo perdem validade pq não têm fiscalização. Repondendo às tuas perguntas: não vai funcionar. Infelizmente. Poucos param na faixa e, como tu mesma falou, alguns nem na sinaleira param. Vai ter gente com dor no braço de tanto tentar. A tentativa é valida, mas as pessoas precisam se conscientizar. E não só pra parar na faixa de pedestre, mas pra muita coisa. Jogar lixo no chão, dirigir bêbado, ficar com o troco a mais... Tudo isso acontece pq as pessoas determinam que seja assim. Ao mesmo tempo, o pedestre tem que respeitar quando tem semáforo nessas faixas e se atiram na frente dos carros simplesmente. A falta de educação não anda só de carro, está nos dois lados.

Éderson Lumertz Izé disse...

É isso aí. Não funcionará, não vou usar o braço, até porque, onde moro, quando preciso atravessar a principal avenida da cidade, não existe faixa de segurança para pedestres. Nem mil metros à esquerda, nem à direita.

Uma vez, há muito tempo, saindo do Shopping total com algumas pessoas após um filme, eu disse que atravessaria na faixa, porque aprendi que assim é o correto segundo o CFC. Me "zoaram", mas eu fui na faixa.

Todos os motoristas são instruídos no CFC(eu fui e respeito)que não importa o local, a gente tem de dirigir sempre na defensiva. Se um pedestre aparecer, não importa o local, se não tem faixa, se não tem sinaleira, lombada, etc, tem de parar, porque o veículo é monstruosamente mais forte que uma pessoa, é covardia, e é crime, denota intenção de matar. Só que ninguém se toca.

Acho que na Zona Sul e no Centro será fácil encontrar gente fazendo o sinal com o braço. Sempre tem azuizinhos ali. O pessoal não quer multa.

Entre músicos, advogados, argentinos e tantos outros que as pessoas fazem piadas, as piores criaturas são os motoristas. Como tem "tranca rua" por aí.

Éderson Lumertz Izé disse...

Esqueci de me queixar do Blog do Pretinho Básico.Não gostei de ter sido enganado quando eles disseram que tinha um vídeo interessante que haviam mandado, que um cara faziaum sinal e parava o trânsito, que seria aquela pessoa, o que estaria fazendo, pediram que os ouvintes olhassem. Ainda disseram: "deve ser o novo viral da internet". E o toscão aqui foi verificar, imaginando alguma idéia mais inteligente do que a que apareceu no doa seguinte, a campanha do sinal com o braço. Me senti enganado e manipulado. Bem feito pra mim. Isso não se faz.

Natacha Kötz disse...

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar os publicitários responsáveis pela propaganda. Achei muito bem bolada. Super criativa!

Mas, como disse a Andressa, "o que funciona?". Acho que não vai funcionar de ambos os lados:
- dos pedestres que não terão o sinal respeitado, pois acho difícil que os motoristas parem
- dos motoristas, pois deve ser um saco já aguentar o trânsito, as sinaleiras e demais sinais de trânsito e agora entra isso. Os demais sinais pelo menos são fixos, isso vai causar ainda mais congestionamento.

Mas enfim... Quem sabe a tentativa funcione, né? Vamos ficar na torcida.